Ao contrário do que muita gente pensa, Santa Catarina não é só verão, e seus atrativos vão muito além de suas belas praias. Entre os meses de junho e agosto, mais precisamente, os holofotes deixam o litoral um pouco de lado, e se voltam para a serra catarinense, onde a ocorrência de neve é relativamente comum e muito apreciada.
Então, se você gosta de frio, inclua Santa Catarina em seu roteiro turístico de inverno! Separamos 3 lugares que você precisa conhecer no estado durante esta época. Confira:
1 – Morro das Torres – Urupema
O Morro das Torres, permite excepcionais vistas num raio de cerca de 60 km, com uma cachoeira que congela completamente e assim permanece por vários dias pouco abaixo de seu topo, em fortes ondas de frio.
De fácil acesso (local público), com cercas de taipas (muros de pedra Basaltos, Dacitos, Riodacitos, Riólitos) de grande extensão, “visões celestiais”, constituindo-se em um dos melhores pontos do Brasil para se observar queda de neve e a vegetação arbustiva com grossas camadas de gelo (nevoeiros congelados, sincelos em Portugal ou rimes em inglês). Sua altitude é de 1.733 m.
2 – Cânion do Funil – Bom Jardim da Serra
Situado à esquerda da Serra do Rio do Rastro e altitude de 1590 metros, não possui acesso de carro, somente a pé ou a cavalo pelas trilhas das fazendas onde faz parte o referido cânion. Bom, o visual é maravilhoso e com certeza você vai adorar conhecer.
3 – Morro da Igreja – Urubici
Com 1.822 metros de altitude está localizado a 40 Km do centro da cidade, ao norte, em Santa Bárbara, divisa com Urubici, onde também está instalado o Radar Sindacta e uma base aérea da Aeronáutica. A visitação é feita por trilhas, percorridas a pé ou a cavalo, motocross e jipeiros estimulando o turismo e aventura.
ATENÇÃO: esses três lugares encontram-se a muitos metros acima do nível do mar, portanto o frio é realmente muito intenso. Vá preparado!