Sobre Nós | Entre em Contato | Cadastre sua Pousada/Hotel/Hostel | Dicas para Pousadeiros
Teremos El Niño em 2018? Como será o próximo verão em Santa Catarina? Veja o que diz a Climatempo | Rota Santa Catarina



Teremos El Niño em 2018? Como será o próximo verão em Santa Catarina? Veja o que diz a Climatempo

Publicado por Edson Ribeiro em: 25/10/2017 | Categoria: Notícias



Agende seu passeio em Florianópolis




Ainda faltam alguns meses para o verão 2017/2018, mas já estamos ansiosos para saber como será… teremos um novo El Niño? Veja o que diz a Climatempo:

 

A “barreira da primavera” impõe limitações para a previsão do El Niño e pode levar a resultados enganosos. É preciso ponderar os modelos computacionais.
Entenda estas questões na análise da meteorologista Camila Ramos, da equipe de previsão climática da Climatempo

 

Alarme no Niño 1+2

 
Desde o fim de fevereiro de 2017 tem havido muita discussão sobre um possível El Niño para o próximo verão. Isso porque desde fevereiro, alguns modelos meteorológicos começaram a indicar que a possibilidade da ocorrência de um El Niño para o verão 2017/2018 era maior do que a possibilidade uma estação em neutralidade. Somado a isso, no inicio de março, a região do Niño 1+2 (uma região na costa do Peru que normalmente possui temperatura do mar bem fria) chegou a ficar com anomalia de temperatura da água 2,6°C acima do normal, índice semanal do dia 15 de março de 2017.

 


Dá para prever o próximo verão?

 
Nesta época, outono no Hemisfério Sul e primavera no Hemisfério Norte, quando estamos saindo de um evento, seja ele um El Niño ou La Niña, os modelos ficam “confusos”. Este é um fato bastante conhecido no mundo climatológico chamado de “Spring Barrier”, ou “Barreira da Primavera”, pois nesta época, que é de primavera no Hemisfério Norte, os modelos possuem um acerto menor para daqui a três meses do que, por exemplo, uma previsão feita em julho para seis meses à frente. Por isso, esta é uma época de cautela com relação à previsão para o verão.

 



Na última previsão de probabilidade de El Niño baseada apenas nos modelos computacionais, apresentada em meados de maio de 2017 pelo CPC (Climate Prediction Center), dos Estados Unidos, as condições para El Niño foram apontadas como alta. No entanto, na avaliação conjunta dos meteorologistas, oceanógrafos e outros especialistas, a chance entre a ocorrência de um El Niño ou da manutenção da neutralidade foram muito parecidas. Isso quer dizer, apesar das anomalias de temperatura do mar na região do Niño 3.4 estarem positivas e próximas do 0,5°C, não há por enquanto uma certeza do que irá acontecer.

 

 

Fonte: www.climatempo.com.br

Comments

comments