Sobre Nós | Entre em Contato | Cadastre sua Pousada/Hotel/Hostel | Dicas para Pousadeiros
Preocupante: Litoral Norte de SC pode ficar “sem verão” este ano | Rota Santa Catarina



Preocupante: Litoral Norte de SC pode ficar “sem verão” este ano

Publicado por Edson Ribeiro em: 25/10/2017 | Categoria: Notícias

Ressaca em barra velha sc

Agende seu passeio em Florianópolis




O verão está chegando, mas a temporada poderá ser de prejuízos em Barra Velha, no Litoral Norte catarinense. Isso por causa das últimas ressacas, que atingiram pelo menos cinco das sete praias do município e provocaram estragos. Os danos passam de R$ 1 milhão e a prefeitura decretou situação de emergência.

 
Os estragos foram tantos que a faixa de areia em algumas praias diminuiu e talvez não dê tempo para recuperar nos próximos meses. “Tivemos que fazer contenção de emergências para que o avanço da destruição não danificasse mais as ruas e as avenidas aqui do município”, disse Elton Cunha, coordenador da Defesa Civil de Barra Velha.




A praia do Tabuleiro foi a mais danificada. Parte da calçada desmoronou e parte da escada que dá acesso à praia também foi levada com a força da água. Árvores que estavam na orla foram arrancadas por conta da erosão formada pela maré alta.

 
A faixa de areia dessa praia tinha entre 10 e 15 metros de largura, mas diminuiu. Muitas pessoas usavam o espaço para caminhar, praticar esportes, e durante o verão o local era movimentado. Para tentar amenizar a situação, a prefeitura colocou pedras ao longo da orla da praia para proteger a encosta.

 

 

Na praia da Península o acesso à praia continua interrompido. Mais da metade da estrada que leva à Boca da Barra chegou a ser levada pelas águas. O mar também quase invadiu a lagoa Barra Velha. A prefeitura aterrou uma parte, mas mesmo assim o local está intransitável.

 
“Precisamos de um projeto. Um projeto executivo que vai abranger tudo que precisamos fazer na orla. Com certeza até o final do ano vamos ter condições de abraçar os turistas aqui no município”, disse Elton.



A pouco tempo do início da temporada, a rede hoteleira está preocupada com os prejuízos. “De vez em quando um ou outro [hóspede] sempre liga, né? Perguntando se já deu uma parada, se parou de destruir um pouco a orla”, disse o gerente de um dos hotéis, Márcio Esmera. “Aí com tudo isso alguns cancelam a reserva, já com medo, perguntam como é que está o tempo”, acrescentou.

 
Hoje, 40% da receita de Barra Velha vêm do turismo. Para esta temporada são esperadas 120 mil pessoas, mas o município já tem que cerca de 20% desses turistas deixem de visitar as praias nos próximos meses.

 
“Diminuindo a faixa de areia, evidentemente que todo mundo fica já receoso em relação à temporada, tendo em vista que hotéis, comércios, pousadas dependem muito disso para sua economia”, disse Marcelo Kertzendorff, diretor de Turismo de Barra Velha.



Fonte: www.g1.globo.com/sc

 

 

Comments

comments