Sobre Nós | Entre em Contato | Cadastre sua Pousada/Hotel/Hostel | Dicas para Pousadeiros
Maré seca em Santa Catarina começa hoje – Mas não se assuste | Rota Santa Catarina



Maré seca em Santa Catarina começa hoje – Mas não se assuste

Publicado por Edson Ribeiro em: 23/08/2017 | Categoria: Notícias



Agende seu passeio em Florianópolis




Hoje começa a “maré seca” no litoral catarinense, mas não se preocupe, pois trata-se de um fenômeno absolutamente natural. Em Florianópolis, por exemplo, já podemos perceber o nível da água do mar descendo nessas primeiras horas da manhã.

 

Que fenômeno é esse?

 

As marés são oscilações periódicas do nível do mar que são o resultado da atração do Sol e da Luna sobre as partículas líquidas dos oceanos. Os efeitos dos astros se sobrepõem e o seu resultado é a força que gera as marés.




A relação das marés com o principio da gravitação universal permitiu definir estas forças quantitativamente.

 

Aplicando a Lei de Newton obtemos que a Lua está tão próxima da Terra que a ação do Sol, apesar da sua enorme massa, não atinge nem a metade da ação que a Lua exerce. Na simulação de marés podemos verificar graficamente como a maré resultante é provocada principalmente pela ação da Lua. Isto explica a grande relação das marés com as fases lunares.




Contudo, as marés sofrem grandes variações em função da geografia da costa de cada lugar. Por isso, para realizar predições de marés fiáveis em qualquer ponto do planeta, utilizamos os mareógrafos, que registram o nível que atingem as águas do mar nas diferentes horas do dia e aproveitamos o carácter cíclico das marés para prever as tabelas de marés.

 

Dado que os únicos fatores que consideramos na formação das marés são a Lua e o Sol, a Lua devido à sua proximidade e o Sol devido à sua massa, costumam ser chamados de marés astronômicas. (fonte: www.tabuademares.com)

Comments

comments