Saindo de Florianópolis, percorremos cerca de 230 km até chegar à cidade de Lages, no planalto serrano, onde você já pode respirar um ar diferente, em meio a araucárias, coxilhas e taipas (muros de pedra), onde tudo nos remete a lembrança dos caminhos dos tropeiros.
Falar de Lages é falar de turismo rural, uma atividade que iniciou nos anos 80 como complementa de renda para os fazendeiros locais e se tornou um excelente negócio, sobretudo para aqueles que querem passar alguns dias em meio às atividades de uma fazenda, desde a ordenha de manha, colheita de frutas no pomar, ou pescando um peixe para o almoço.
Estas fazendas estão super preparadas para receber turistas o ano todo, investiram na infraestrutura e ainda garantem aquele charme da vida na fazenda.
Que tal conhecer a vida de um tropeiro, cavalgando pelos campos?
Passeios a cavalo desde 2 horas até 7 dias, com direito a gastronomia local como entrevero de pinhão, paçoca, etc.. dá pra imaginar?
Você prefere alguma atividade um pouco mais radical?
Opção em turismo de aventura é o que não falta, são várias parque de aventura perto da cidade que garantem a sua dose de adrenalina.
Tirolesa, rapel, escalada em rocha, trekking, arvorismo kids, punk jump pode ser?
Tudo isto regado a muito vinho da colônia e comidinhas deliciosas da culinária serrana como:
Morcilha, queijo, linguiça seca, arroz carreteiro, feijão tropeiro, churrasco e obviamente pinhão, assado, cozida e misturado de varias maneiras.
Antes você pode saborear uma cachaça pura ou de mentruz, maça, uvaia.
E a sobremesa: Doces de compotas e a tradicionalíssima ambrosia.
Seja no frio, ou no calor, tanto faz… turismo rural não tem tempo certo.
Venha para Lages e certamente você sua família voltarão oxigenados!