Confiram essa matéria super legal que saiu no site www.gauchazh.clicrbs.com.br. 7 roteiros para conhecer Santa Catarina além das praias:
1 – CAMINHO DOS CÂNYONS
Os cânions do Parque Nacional Aparados da Serra marcam a divisa entre SC e RS. Em Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande estão os principais. Às margens da BR-101, no litoral, Araranguá tem boa infraestrutura hoteleira e de serviços e abriga o Morro dos Conventos. Sombrio tem a maior lagoa de água doce do Estado, a Lagoa do Sombrio, e os balneários Arroio do Silva, Gaivota e Passo de Torres estão repletos de dunas, lagoas, furnas e praias de faixa de areia longas.
2 – CAMINHOS DA FRONTEIRA
Cascata Salto do Rio das Flores – Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
A beleza selvagem dos municípios é um convite para atividades como trekking, rapel e pescarias. As tradições dos imigrantes alemães, italianos e poloneses se misturam aos costumes gaúchos, paranaenses e argentinos. Em Guaraciaba, está um dos maiores museus rurais do Brasil: o Edvino Hölscher. Em Dionísio Cerqueira, a atração é o Marco das Três Fronteiras. Itapiranga é o berço da primeira Oktoberfest de Santa Catarina.
3 – VALE DAS ÁGUAS
Salto Saudades em Quilombo – Foto: Guilherme Pasqualotto
Um dos destaques é a cachoeira Salto Saudades, em Quilombo, formada por várias quedas d’água no Rio Chapecó. Na região, há inúmeros estabelecimentos com águas termais, com destaque para Palmitos, Quilombo, São Carlos e Águas de Chapecó. O Rio Uruguai, que passa por várias cidades, permite passeios de barco ou banhos. O turismo religioso também está presente, com igrejas antigas, como a capela São Cristóvão, em Formosa do Sul, e o Santuário de Nossa Senhora da Salete, em Caibi. A Casa da Memória, em São Carlos, preserva a história dos imigrantes com objetos, fotos e utensílios agrícolas das famílias que povoaram a região.
4 – GRANDE OESTE
Cascata S’Manella em Xanxerê – Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
A maioria das cidades tem menos de 10 mil habitantes. Chapecó é o principal centro urbano. Em Águas de Chapecó, Palmitos, São Carlos, Quilombo e Caibi há estâncias de águas termais com ótima infraestrutura, a conhecida Rota das Termas. No Grande Oeste, você encontrará paisagens agrestes e recantos de natureza preservada, indicados para a prática do ecoturismo. Existem trilhas em todos os municípios, e boa parte conduz a cascatas e cachoeiras no meio da mata. Há ainda parques com infraestrutura completa, pesque-pagues e outras atrações para a criançada.
5 – VALE DO CONTESTADO
Treze Tílias
A região tem grande valor histórico devido à Guerra do Contestado, no início do século 20. A memória está preservada em museus, monumentos, sítios históricos e espaços de peregrinação religiosa em Caçador, Irani, Fraiburgo, Curitibanos e Canoinhas. Há ainda cachoeiras, vales e planaltos de vegetação preservada, onde o ecoturismo é uma opção. A herança das colonizações austríaca (Treze Tílias), japonesa (Frei Rogério), italiana e alemã completam a paisagem. Há águas termais em Piratuba, Ouro, Campos Novos e Itá, onde as torres de uma antiga igreja emergem no meio da represa.
6 – SERRA CATARINENSE
Serra do Rio do rastro – Foto: Marco Favero
Fica a apenas duas horas de carro do litoral. A viagem é uma atração à parte, com belas paisagens formadas por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions. Lugares como a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja são visitas obrigatórias, com estradas sinuosas que levam a alguns dos pontos mais altos do país. A Serra é indicada para a prática de trekking, rapel, canyoning, mountain bike, tirolesa e pesca esportiva da truta.
7 – VALE EUROPEU
Vale Europeu – Caminho dos Anjos – Foto: Jandyr Nascimento / Agencia RBS
A herança cultural dos colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses é a grande marca. Famoso por sediar a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest de Blumenau, o Vale Europeu tem arquitetura típica, culinária, roteiros de compras pelas cidades-polo da indústria têxtil catarinense e celebrações religiosas que ocorrem em vários municípios, além do ecoturismo e do turismo rural.