O Vale Europeu catarinense é daqueles lugares que…
![]() |
![]() |
![]() |
Enquanto os imigrantes italianos estão ligados à produção de vinho, os alemães são conhecidos por sua tradição cervejeira. Nos municípios de colonização predominantemente germânica há diversas fábricas e cervejarias artesanais. Blumenau destaca-se na atividade desde sua fundação e hoje possui cervejarias que seguem a Reinheitsgebot (Lei Alemã da Pureza, de 1516), que limita os ingredientes da cerveja a água, lúpulo, malte (de cevada ou trigo) e fermento (levedura), e proíbe o uso de quaisquer conservantes ou cereais não maltados na fabricação da bebida.
A seguir, 3 cervejarias para você conhecer em Blumenau:
1 – Cervejaria Bierland
Bierland significa terra da cerveja, uma homenagem a Blumenau. A fábrica possui um bar anexo, assim os visitantes podem visitar e degustar os sabores dos chopes e cervejas nas variedades Pilsen, Bock, Weisen e Pale Ale.
2 – Cervejaria Eisenbahn
Fundada em 2002, a Eisenbahn buscou a melhor matéria-prima disponível na Europa e um mestre cervejeiro alemão com 30 anos de experiência, formado na mais conceituada Universidade de Cervejeiros do mundo, a Weihenstephan, na Alemanha. Produz uma variedade de 11 cervejas, entre elas a Lust, cerveja feita pelo método champenoise, um licor feito de cerveja, único no Brasil. A Eisenbahn produz aproximadamente 200 mil litros de cerveja/mês, vende para 17 estados brasileiros e exporta para os EUA e Suíça.
3 – Cervejaria Wunder Bier
Fundada em outubro de 2007, a cervejaria oferece aos visitantes vários tipos de chopes: Hefe-Weizenbier (trigo), Schwarzbier (escuro) e Lager Hell. O chope Lager é um pilsen primitivo de origem, que resulta em uma cor mais acentuada e sabor mais intenso.
Informações do site da SANTUR.